As quatro grandes categorias do DMM são:
·
Estratégia de Gestão de dados
·
Operações de Gestão de dados
·
Plataforma e arquitetura
·
Qualidade de dados
Além das quatro categorias acima, observe que há os processos
chamados de apoio que gravitam em torno delas. São processos herdados do CMMI/MPS.BR
e que são aplicados para apoiar a implementação das atividades de DM. Há
processos de Gerência de Requisitos(REQM/GRE), Configuração(CM/GCO),
Riscos(RSKM/GRI) e Medições(MA/MED). Esses processos serão convocados para
apoiar os 11 componentes e as 37 áreas de processos do DM.
Outro aspecto importante de se entender é o conceito de
Capacidade, um dos fatores que diferenciam os corpos de conhecimentos, como
DMBOK dos modelos de maturidade, como o
DMM ou CMMI. Os níveis de capacidade estão ao lado da pirâmide, na figura
DMM-01, no post anterior.
A capacidade de se implementar uma área de
processo(ou processo, como chamamos no MPS.BR) é uma medida que define a
profundidade ou a extensão como aquele processo é implementado. Por vezes um
processo é implementado contemplando parcialmente os seus pontos ou resultados,
porém adequados àquele nível específico. Na medida em que o processo evolui na
escala, outros requisitos são adicionados e exigidos. Os conceitos abaixo
ilustram as diferentes graduações de implementação de um processo:
• Nível zero:
Incompleto
– Processos
ou não são executados ou são parcialmente executados. O que existe está no
estado das mudanças dinâmicas, ou seja mudam à vontade. Indivíduos realizam tarefas e não há objetivos formais
• Nível 1: Realizado
– Processos
são “adhoc” e localizados em projetos. Não há processos unificados
entre áreas de negócios. A disciplina de processos é improvável de ser
rigorosa, há ênfase em
consertos(acertos) de dados. O desempenho pode não ser estável e pode
não se alcançar objetivos específicos como qualidade, custo e prazo.
Podem estar acontecendo melhorias mas não há mecanismos que garantam que elas(as melhorias) persistirão
• Nível 2:
Gerenciado
– Processos
são planejados, realizados, monitorados e controlados para alcançar um certo
objetivo ou em resposta a certa necessidade específica. Há um
infraestrutura colocada para suportar
processos num nível de unidade de negócios, mas não
no nível da organização com um todo. Regras claras e
responsabilidades foram definidas. Há ações em projetos ou conjuntos de
projetos, sem uma orquestração organizacional, uma visão corporativa.
• Nível 3 :
Definido
– Conjunto de
processos padrão (PP) foi definido e os processos são melhorados ao longo do tempo. Processos
que visam alcançar objetivos específicos são “adaptados” a partir do conjunto
de PP de acordo com regras definidas e
garantem uma certa uma medida previsível de consistência. Há uma visão
organizacional, com orquestração central pela GD.
• Nível 4:
Medido
– Métricas
medidas e acompanhadas são estabelecidas. Há um processo formal para gerenciar variância
(variações de processos). Desempenhos de qualidade e de processos são
entendidos em termos estatísticos e gerenciados através da vida do processo
• Nível
5:Otimizado
– O foco é continuamente
melhorar o desempenho do processo através de melhorias incrementais e
inovadoras. Feedbacks são usados para direcionar as melhorias do processo e o
crescimento do negócio
No DMM os níveis de maturidade são definidos escolhendo-se,
no mínimo, uma das quatro grandes categorias desejadas e todos os processos
daquela categoria deverão estar no nível de capacidade homogêneo, a fim de
garantir que aquela categoria esteja naquele nível de capacidade. Por exemplo,
a empresa escolhendo a sua busca inicial de maturidade pela Estratégia, deverá
apresentar todos os 17 processos no nível de capacidade(1,2,3,4 ou 5). Isso
definirá a maturidade da empresa, naquela categoria e naquele nível. Além
disso, a empresa deverá ter implementado também os processos de apoio, no mesmo
nível. Veja figura DMM-02
Figura DMM-02-Nivel
de Maturidade e de Capacidade-Data Maturity Model
No exemplo acima, a categoria Qualidade está implementada em
nível de maturidade 3, maior nível de capacidade alcançado por todas as PA´s.
Além disso, os processos de apoio também estão implementados.
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