Total de visualizações de página

sábado, 17 de abril de 2010

Eu na Livraria Cultura, hoje pela manhã. "Causos" de Minas

Não sei se todos conhecem a Livraria Cultura, na Paulista com Augusta. É um dos lugares mais espetaculares para quem gosta de olhar livros, respirar um oxigênio mais elevado, comprar eventualmente alguns lançamentos mundiais, circular por entre as prateleiras gigantescas e até se deitar num -puff- generoso que te abraça enquanto você você lê um livro gratuitamente por quanto tempo desejar. Sem que ninguém venha lhe perguntar, algo do tipo: Posso ajudá-lo?.Coisa de primeiro mundo. Sempre que venho a SP, vou lá, pois é a minha Disneylândia na terra da garôa. Acabei de chegar de lá, junto com Beth e Maria Alice, minha nora. Flávio, meu filho está num evento da Microsoft e somente nos encontrará à noite, com Ana Luiza e Roberto.
Beth procura por um livro americano, que fala sobre a arte de escolher(The Art of choosing), escrito por uma consultora cega,especialista em tomadas de decisão. Parto para um ponto de atendimento da mega-loja e inicio a conversa com o vendedor(nome Marco Antônio Canela).No final da história, voces entenderão o porquê de ter gravado o seu nome.
__Gostaria de encomendar um livro americano, chamado The art of choosing, disse eu.
__ OK, Deixa-me ver se temos, disse ele,enquanto olhava no sistema. Não encontra no estoque, mas somente no catálogo e me pergunta se quero encomendar. Digo que sim e ele me pergunta o nome.
__Carlos Barbieri, respondo.
__O Sr é aquele famoso professor?
Eu, com sorriso meia boca, tolhido pela mineiridade desenvolvida, pronto para dizer qualquer coisa que a minha vaidade interior, em ebulição, me permitisse. Não deu nem tempo..
__Professor José Carlos Barbieri, da USP. Que prazer, disse ele.
Com sorriso amarelo, respondo:
__Não, não sou eu não. Sou somente Carlos Barbieri.
No nome, brinco com ele, sou 2/3 desse gigante Uspiano, ele tem José a mais do que eu, mas certamente sou bem menos, falei. Sou de BH, da terra das montanhas, onde o trabalhamos em silêncio , trololó..e continuo a falar para disfarçar o -yellow smiling-. Com o jeitinho que aprendi em Minas,encho o peito de coragem e falo que também tinha 2 livros publicados, mas que vc sabe, livro técnico, vende pouco, só a família, alguns amigos e alunos desesperados compram, ninguém conhece muito, etc,etc,etc...
__Seria um livro de BI?, pergunta ele.
__Pois é , é esse mesmo, respondo eu, com sorriso de boneco de ventríloquo.
__Puxa, eu já li esse seu livro, disse ele, enquanto buscava no sistema a capa em tons vermelho amarronzado, que conheço de cor e salteado.
__Sabe, eu sou da área técnica e trabalho aqui na Cultura e hoje, excepcionalmente, estou nesta seção de importados, mas na realidade trabalho na outra e gosto e estudo TI, etc, etc, disse ele, enquanto eu já não ouvia mais nada, com o ego inflado tal qual uma bexiga de aniversário.
__Mas o seu livro de BI está esgotado, não é mesmo?
Conto pra ele, que sim, mas não por méritos do livro, mas por demérito do editor. Falo sobre o site -inimigos da Axcel-, da editora AxcelBooks, cujo dono está foragido e que escreveu um livro sobre Capoeira nos EUA, sob o pseudônimo de Mestre Ricardo Cachorro. Ele acessa no sistema o livro -Unknown Capoeira-, de Mestre Ricardo Cachorro, o próprio. Ele diz algo como ..putz , que coisa..
__Olha, seu livro de BI é bastante procurado por aqui, mas não temos mais,está esgotado, complementa ele. Falei , então, do movimento de doações ao Hospital do Câncer Infantil e que ele poderia -rotear- os possíveis interessados para este blog, que entrega o livro na forma de pdf, para quem fizer uma doação de R$30,00 diretamente à AURA, entidade que apoia crianças com câncer, etc.
__Você não vai reeditar o livro, me pergunta ele. Disse que sim, que farei o BI2, em fase de escrita, etc e que nunca mais me alio a qualquer editora carioca, de quem tomei rasteiras nos dois livros que escrevi. Ai , ele me dá o seu cartão e fala: __Quando você estiver com o livro (BI2) pronto, me procure aqui na Cultura, que farei os contatos com todas as grandes editoras de SP visando a publicação de seu livro.
Eu, como se diz em Cruzeiro, minha terra, boquiabri e não boquifechei.
Havia ganhado o dia, o sorriso amarelo foi embora e senti que não perdí de goleada para o gigante da USP.

3 comentários:

  1. Shooooooooooooooooowwwwwwwwwwwwwwwwww!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por esse episódio, acredito que trará mais ânimo ainda para que escreva o "BI2", e nós humildes leitores aguardamos ansiosamente por essa obra que com certeza será também referência nessa apaixonante área de BI.

    ResponderExcluir
  3. Isso é realmente um boa noticia, estou ansiosa e aguardando o libvro BI2. Eu fui uma das clientes da livraria Cultura da Paulista que fui procurar seu livro no ano passado, mas não tinha mais.

    ResponderExcluir