Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de abril de 2010

Visão Ágil e Visão estruturada-Parte-1-Introdução

Quando um dinossauro como eu, cheio de movimentos letárgicos e pré-reumáticos, é convidado a falar sobre MPS.BR num evento chamado -Maré de Agilidade- , há que se preparar. Como sou um "sem-prancha", e da praia só gosto da paisagem, detesto a areia e me incomodo com o sol, senti a necessidade de buscar um pouco da história para preencher o vazio que tal combinação insólita proporcionaria(um dinossauro sem prancha, numa praia cheia de jovens surfistas, brilhantes e ágeis). Fui estudar um pouco acerca dos dois pólos aparentemente antagônicos e distantes dentro do campo da Engenharia de Software: O métodos ágeis e os métodos , que chamei de estruturados, envolvendo CMMI e MPS.BR. Esse artigo, claro, não objetiva nem evangelizar os seus pouquíssimos leitores de forma a cooptá-los a uma genuflexão definitiva diante do altar de uma das alternativas, nem acender uma tocha provocativa, buscando detonar uma linha e colorir de méritos a remanescente. Muito pelo contrário, a missão é de paz.
Se pudesse definir um objetivo sintético para essas reflexões, diria que, como já falei por cerca de 4 horas e pouco no podcast do Vinicius Manhães Teles, estamos falando de métodos convergentes e não de extremos que nunca se tocarão.
Esse trabalho foi centrado no melhor "paper" que detalhou os dois métodos. Publicado pelo SEI, em Novembro de 2008, sob o título de CMMI or Agile: Why not embrace both, esse artigo, escrito por pessoas ligadas profundamente à engenharia de software, mostra com equilíbrio e vislumbre as trilhas de convergências entre as duas propostas. Dentre seus autores (Hillel Glazer, da Entinex,Inc; Jeff Dalton, da Broadsword Solutions Corp;Mike Konrad do SEI; e Sandy Shrum do SEI), também se encontra David Anderson, da David Anderson Associates, um dos signatários do Manifesto Ágil, em uma das suas vertentes. Ele foi escrito em várias partes, para que um leitor incauto possa desistir dele, sem grandes perdas de oxigênio e comprometimentos de suas sinapses. A estrutura, segue uma estrutura próxima do artigo original:
1)Essa introdução
2)Visão do CMMI e métodos estruturados(MPS.BR)
3)Visão dos métodos ágeis
4)Entendendo o conceito de modelo
5)Analisando o Manifesto Ágil
6)Desafios
7)Conclusão
8)Adendos-extensões sobre o assunto

Um comentário:

  1. Barbieri, tudo certo?

    Preciso entender como usar o melhor dos dois mundos, ser ágil e ao mesmo tempo ter a estruturação. Inicio a leitura do seu blog na esperança de entender melhor "como" fazer isso uma vez que temos o nível F e no ano que vem faremos um próximo nível. Imprimi o artigo "CMMI or Agile: Why not embrace both" e já é um alento ler, logo no "abstract", palavras que nos fazem crer que existe uma luz no fim do túnel...

    ResponderExcluir