Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Visão Ágil e Visão estruturada-Parte 5-Analisando o Manifesto Ágil

A interpretação do Manifesto Ágil, por vezes pode trazer impropriedades à sua aplicação e os erros de sua interpretação podem ser danosos até para os agilistas.
O Manifesto diz algo assim:
---------
1)Estamos apresentando melhores formas de desenvolvimento de software, fazendo e ajudando os outros a fazerem. Através desse trabalho, estamos valorizando(come to value) :
1)Indivíduos e interações com relação(over) a processos e ferramentas;
2)Software funcionando com relação(over) a documentação abrangente(aqui um erro de interpretação de inglês que alguns cometem, quando traduzem a palavra -comprehensive- como compreensiva);
3)Colaborações com o cliente com relação a negociações contratuais;
4)Resposta a mudanças com relação a acompanhamento(following) de um plano.
---------

Os pontos fundamentais na análise do manifesto são dois:
a)Entendimento do verbo valorizar(to value) e
b)Os conceitos colocados à direita das premissas do manifesto, após a palavra com relação ou (sobre)(over).
Justamente esses dois pontos tem contribuído para a adoção equivocada de alguns preceitos dentro dos métodos ágeis. O conceito de "to value"(valorizar) está dizendo que o Manifesto dará maior valor, considerará mais os itens à esquerda da frase do que os à direita. Isso, entretanto não significa que os da direita devem ser banidos definitivamente, o que foi assumido por interpretações equivocadas de que os modelos ágeis não devem ter processos, ferramentas, documentação,negociação contratual e planos. O que o Manifesto explicita é que os itens à esquerda devem ser mais valorizados. De novo, as fragilidades na interpretação levam as duas bandas(agilistas e estruturados) a terem posicionamentos incorretos sobre o significado real do manifesto.Tanto para o lado dos agilistas, que justificam a ausência desses artefatos como uma imposição pétrea do manifesto, como pelo lado dos estruturados que criticam um ambiente caracterizado como indisciplinado e anárquico.A interpretação equilibrada do Manifesto ajuda tanto na adoção exata e ajustada do modelo, quanto na diminuição de críticas originadas pelos erros de sua interpretação.

Um comentário:

  1. É isso! O mercado está exigente, quer respostas rápidas, a um preço compatível e com qualidade, isso pressuõe também organização mas sem muita cerimônia, então o negócio é buscarmos o melhor dos dois mundos e adaptar tudo isso à realidade, tanto da empresa (o inverso também vale), quanto à do mercado. Sem essa de ser agilista ou estruturado. Muito boa a abordagem.

    ResponderExcluir