Total de visualizações de página

sábado, 29 de julho de 2017

O Manifesto dos Líderes de Dados


Recentemente estive nos EUA(San Diego-Ca, Junho/17), para participar de Conferências sobre dados, Gestão e Governança e trazer ideias mais evoluídas para clientes e alunos. Todas as vezes que vou, me encontro com Danette McGilvray, de quem fiquei amigo há tempos, para umas conversas sobre dados e também sobre a vida. Para quem não conhece, Danette McGilvray  é uma das maiores autoridades em Qualidade de dados(e por consequência em Gestão e Governança de dados dos EUA). Autora de um livro clássico sobre QD-Executing Data Quality Projects, capa abaixo, gira o mundo dando treinamento e consultoria nesta área.




Nessa nossa última conversa, Danette me falou sobre um movimento que ela, juntamente com outros especialistas (*) da área de dados de lá-John Ladley, Kelle O´Neal, James Price e Tom Redman estão fazendo para alavancar os conceitos de dados como ativo fundamental das empresas. Uma espécie de Manifesto sobre os dados, “gritando” sobre a importância de se mexer com a cabeça dos que dirigem as empresas e ainda não se aperceberam do quanto fundamental é cuidar bem dos dados da organização. O Manifesto dos  Líderes de dados guarda semelhança com o Manifesto Ágil, lançado em 2001, quando 17 relevantes autores, consultores e profissionais da área de desenvolvimento definiram uma posição sobre a importância de se pensar novos caminhos para o desenvolvimento de software. O Manifesto ganhou corpo e alma e hoje o movimento Ágil é uma realidade incontestável, adotada na grande maioria das empresas que fazem software no mundo. O Manifesto de dados tem o mesmo objetivo e certamente seguirá o mesmo caminho.
O Manifesto dos Líderes de Dados foi traduzido para o português por Bergson Lopes Rêgo e por convite de Danette, participei da revisão final do documento. No site criado pelos autores americanos para esse movimento, a versão em português do Manifesto é a única (até agora) além do original, em inglês.
Você pode acessar e ler o Manifesto dos Líderes de Dados , nos links abaixo:




(*): John Ladley( autor de 2 livros na área de GD-Making EIM Work for Business and Data Governance  e How to design ,deploy and sustain na effective Data Governance Program); Kelle O´Neal, autora de uma série de artigos sobre Dados; James Price, autor de um livro em dados(Barriers for the effective deployment of information assets) e Tom Redman(Getting in front of data e Data driven: profiting from your most important asset)

Nenhum comentário:

Postar um comentário