Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Governança e Gestão de dados na prática-Parte VI


Processos:Considerações e exemplos

É o “Como fazer” (How). Constitui  um conjunto de atividades, com entradas, saídas,  participantes( pode usar uma matriz RACI), ferramentas, recursos humanos, outros recursos, treinamentos, controle, monitoração de performance, etc. O processo deverá ter um objetivo claro dentro do escopo de dados. Deverá ser aprovado, promulgado, documentado, disseminado via treinamento e internalizado no dia a dia da empresa/área target. A sua execução deverá ser medida e acompanhada. O conceito de definição de processo é o mesmo aplicado em CMMI, MPS, etc, com um conjunto de passos(atividades), produtos e responsáveis. Os processos são elementos dinâmicos e deverão ser revistos periodicamente visando a sua evolução e ajustes. Os processos são medidos(via processos de MED) e avaliados na sua execução(via processos de GQA), a fim a garantir a sua aderência aos pontos definidos.
Por exemplo, a seguir um  exemplo de processo definido para solicitação de alteração de modelos conceituais de dados:
-----------------------------------------------------------------------------------------
       Analista de sistemas(AS) interpreta/analisa os requisitos de dados
       Analista de sistemas(AS) faz o modelo inicial lógico de dados, com inclusão /alteração de  entidade(s) existente(s)
       AS envia modelo ao Gestor de dados de negócios(GDN) para revisão de padrões e definições de domínios de dados
       GDN revisa o modelo e analisa a coerência  com os modelos lógicos existentes 
       Uso de Check list de avaliação(Procedimento)
       GDN planeja a sessão de revisão com  Comitê de GD, TI, AD, outros envolvidos(integração)
       Avaliam impactos no modelo conceitual de dados
       GDN cria ou modifica os elementos lógicos de dados passíveis de atualização
       Se aprovado, envia ao ABD para a modificação do modelo físico em ambiente de validação
       ABD aplica check list para aceitação do Modelo(Procedimento)
       ABD realiza a alteração e comunica interessados e envolvidos
----------------------------------------------------------------------------------------

Procedimentos:Considerações e exemplos

São considerados detalhamento de processos ou subprocessos, que poderão ser aplicados de forma recorrente e fatorada(usada em outros processos). Representam um detalhamento mais operacional e mais focado sobre um certo conjunto de atividades. Dentro de processos como Medição(MED), GQA(Garantia da Qualidade) e GCO(gerência de Configuração) há procedimentos de check-list de pendências do processo de Segurança(manutenção de senhas) ou  de auditoria funcional de Baselines(GCO) de modelos conceituais de dados, por exemplo.
Outros procedimentos na esfera de Governança e Gestão de dados:
       Revisão das Entidades: Observar se
      A Entidade está na 3ª forma normal; há outra Entidade de natureza semelhante ou uma subtipo semelhante no modelo corporativo; há definições detalhadas da Entidade ou da subentidade, ou seja metadados definidos;os nomes propostos estão dentro dos padrões organizacionais.
       Revisão de relacionamentos: Observar se
      A cardinalidade está correta; a opcionalidade está correta; os relacionamentos possuem nomes inteligíveis em ambas as direções; os nomes fazem sentido para o analista de negócios e usuário final.
       Revisão de Atributos: Observar se
      Os atributos estão com o nome definido dentro dos padrões organizacionais; os domínios associados foram usados corretamente; há comentário para cada atributo; há descrição detalhada para cada atributo no dicionário de dados ou mapeamento no Glossário de negócios da organização; há atributos derivados, com regras de derivação definida.
       Revisão de Identificadores: Observar se
      Há para cada Entidade, pelo menos um identificador único; o identificador é um chave de negócios ou uma SK(Chave substituta); há chave de Entidade que é atualizável.
       Revisão Geral: Observar se
      O sistema é um OLTP ou OLAP; as tabelas e colunas estão mapeadas em entidades e atributos do modelo corporativo; no caso de projetos de DW/BI-DM há os dados equivalentes no ambiente Transacional, com exceção dos dados derivados. Para esses há regras definidas.
       Revisão de Tabelas: Observar se
      Há outra Tabela de natureza similar no Modelo Físico de dados; há comentário em nível de Tabela; há definições detalhadas de cada Tabela
      Há tabela que requeira “journal” especial, ou “audit trail” para modificações? Se sim, como será feita( via trigger, API,etc); há tabela que esteja desnormalizada com um racional explicando os motivos; as tabelas estão definidas de acordo com os padrões de nomes e abreviações organizacionais.
       Revisão de Colunas: Observar se
      Há coluna de auditoria definida?(ex: data/hora da última atualização); há comentários e descrição para cada coluna; há colunas derivadas de outras colunas e as respectivas regras/fórmulas de derivação; os nomes das colunas estão de acordo com os padrões organizacionais; os domínios foram aplicados corretamente.
       Revisão de Restrições de Integridade: Observar se
      Todas as tabelas tem restrições de PK(chave primária); deve haver uma restrição de unicidade secundária definida(além da PK);  as chaves estrangeiras foram definidas corretamente; há restrições de Delete Cascade, Restriction,etc ; há restrições de CHECK em nível de colunas.
       Revisão de implementações em NOSQL
      Há documentação externa dos dados, na forma de diagramas conceituais para dados implementados em estruturas de chave-valor, documentos, multicolunar e grafos.
      Aplicar os aspectos de controle desenvolvidos para dados focados em novas formas de armazenamento, como estruturas Hadoop e suas variantes; considerar armazenamento em estruturas com DNE(Dados Não estruturados) nas formas mais variadas; considerações como schema on read somente(sem schema on write);considerações sobre Data Lake(Repositório intermediário contendo dados de todos os formatos); considerações sobre transacionalidade(ACID-BASE). Maiores detalhes em Governança de dados para Big Data. 

A execução apropriada desses procedimentos será verificada pelas auditorias em sessões programadas, de GQA-Garantia da Qualidade(não exige conhecimento técnico) ou por revisões por pares(VER-Verificação, com conhecimento técnico). Isso gerará medidas que mostrarão a performance dos processos, via o processo de MED(Medições).

Nenhum comentário:

Postar um comentário