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domingo, 23 de abril de 2017

Governança e Gestão de dados na prática-Parte VIII


Performance e desempenho

Representam os processos especializados para medir e avaliar a intensidade de uso e aceitação dos preceitos de GD na empresa. No fundo, são processos emprestados dos modelos consagrados (no mundo de engenharia de software), agora aplicados aos dados. Basicamente definem métricas acerca da Governança e uso dos dados e verifica a sua efetiva aplicação. O DMM-Data Management Maturity Model, do CMMI Institute(hoje, ISACA) trouxe os processos chamados de apoio. Envolvem MED-Medições, GQA(Garantia de Qualidade), GCO(Gerência de Configuração). São formas de averiguar o uso correto das definições, processos, padrões, políticas,etc e que, em última análise, representam o “retorno” do investimento feito na GD. Nesse contexto, trataremos de MED e GQA. MED-Envolve medições nos domínios de Custo, Tempo, Qualidade, Issues (Reputação, etc), “Compliance”,etc. De maneira geral se associam com indicadores de Qualidade de dados(número de erros encontrados periodicamente nos repositórios de dados mestres), número de “issues” de dados resolvidas num certo período, etc.  Além de MED, a performance também envolvem os processos de GQA, que estabelecem mecanismos de auditoria, normalmente presencial, para garantir que os P´s da GD estão sendo cumpridos. Algumas considerações importantes:
       As métricas nesses domínios de GD e QD(Qualidade de dados) tendem a demorar para produzir visibilidade de retorno;
       É importante começar por medir pontos críticos do business(processos críticos de negócio), que possam trazer visibilidade  e sugerir uma percepção de que “valeu a pena”;
       Genericamente objetiva-se reduzir custos, aumentar receita e lucro, melhorar “time to market” , atentar para aspectos de regulação(penas, reputação,etc) , e incidência de “issues” de qualidade. Deve-se sempre balizar o uso dos dados e o retorno da GD com esses parâmetros;
       Pesquisa/Questionário: Algumas métricas são mais difíceis de serem medidas diretamente. Assim, por vezes, a pesquisa qualitativa de usuários dos dados é fonte importante. Exemplo: Houve melhora no entendimento dos dados?; Houve melhora na percepção de qualidade dos dados? Esses pontos não são facilmente detectados por medidas quantitativas e deverão ser coletadas por levantamento de percepções;
       Há basicamente dois tipos de métricas: Métricas de resultados de negócios e métricas operacionais(GD, Integração, QD,etc)
       Métricas de negócios:
      Redução em multas penalizações/advertências devido a documentos regulatórios não aderentes;
      Penalizações/multas/advertências por pendências de privacidade;
      Penalizações/multas/advertências por pendências de reputação;
      Possível perda em crédito devido a pendências de dados;
      Possível aumento do custo operacional devido a problemas de dados;
      Redução nos custos de desenvolvimento por integração de sistemas;
      Por pesquisa junto aos usuários, observar:
       Melhora do entendimento dos dados;
       Melhora na percepção de melhor qualidade dos dados;
       Melhora na visão preventiva de erros de dados via data profiling;
       Número de reclamações de clientes oriundo de erros de dados(baixa qualidade);
       Número de problemas de pendências regulatórias medidos e gerenciados;
       Houve redução no tempo necessário para limpeza e correção dos dados;
       Houve redução em tempo despendido com discussões sobre o significado do dado .
       Indicadores de Governança
      Percentagem de áreas(assuntos) da empresa sob os domínios da GD;
      Contador de acesso aos repositórios de metadados, glossário de negócios e portal de GD, indicando interesse e comprometimento com os conceitos;
      Feedback sobre GD-pesquisas sobre áreas governadas pela GD;
      Número de participantes em treinamento de GD e DQ;
      Uso de elementos padrões de GD: códigos, processos, modelos, padrões, procedimentos,etc-MED de GQA;
      Issues(pendências)  resolvidas pelo Comitê de  GD/Issues(pendências)  incidentes;
      Issues(pendências) escaladas para o Conselho de GD/Issues(pendências)  incidentes;
      Revisões de desempenho realizadas (nas métricas de GD).
       Indicadores de integração
      Número de usuários e acessos às fontes MDM;
      Percentagem de redução de acesso a Bancos de Dados departamentais e planilhas locais.
       Indicadores de QD:
      Contador de ocorrências  de tipo  de erro XX/período;
      Percentagem de “accuracy”/precisão  dos dados em arquivos críticos;
      Perdas de pedidos on-line ou de produtos retornados devido à gerência com erros de informações de catálogos(dados mestres);
      Perdas de clientes devido a erros de qualidade de dados;
      Resultado de Profiling de dados, mostrando os diversos indicadores de completude, precisão, integridade, etc.
       Indicadores de segurança e privacidade
      Número de incidentes relativos aos aspectos de segurança de dados(vazamentos, reclamações , breaches,etc).
Importante: As medidas acima são exemplo. As Medidas/Métricas/indicadores deverão ser definidas em função de objetivos / diretrizes estratégicas de negócios.

Por que as medidas de Performance são importantes?
·       As métricas , devidamente escolhidas, devem ajudar no alcance de objetivos de negócios
·       As métricas não têm valor se não estiverem alinhadas com o interesse dos envolvidos na GD, seja de negócios ou de tecnologia
·       Sempre definir as métricas a partir dos objetivos de negócios dos envolvidos e da GD
·       Sempre traduza os resultados das métricas numa linguagem dentro do alcance dos envolvidos
·       Embora existem exemplos de métricas, como mostradas anteriormente, é fundamental que cada empresa (e cada programa de GD) tenha um processo de definição desses indicadores e métricas. Sempre parta dos objetivos a serem alcançados, dos problemas a serem resolvidos, entendendo claramente esses elementos(de novo o Why e o What do processo da medição). Conceitualmente uma métrica é uma medida estabelecida sobre algum processo ou elemento. Uma KPI é uma métrica mais elaborada que , por exemplo, será aplicada para se medir a evolução e o desempenho do programa de GD.
·       Observe que uma medida deverá ter metadados: nome, descrição, objetivo, fórmula/cálculo, unidade, mecanismos para coleta de dados, periodicidade, meios de armazenamento, formas de interpretação, com faixas e valores e critérios de aceitação.


Palavras(Comunicação)
Representam os processos de comunicação do que está sendo feito sobre os dados na empresa. Por se tratar de um desafio cultural, a comunicação é um dos fatores críticos de um programa de GD. Através dele, as diversas áreas partícipes observam o seu grau de contribuição no movimento, as outras áreas são notificadas de Processos, Políticas, Padrões e outras definições institucionalizadas e a GD percebe a receptividade de suas ações e produtos. Todas as formas de eventos que dizem respeito aos dados são divulgadas e a cultura “data driven” se capilariza por entre o tecido estrutural da organização, via processos de comunicação.

Por que a Comunicação é importante?
·       A comunicação pro-ativamente encaminha as possíveis mudanças a serem realizadas
·       Ajuda na sensibilização e conscientização da importância dos movimentos da GD na organização
·       Cria alinhamento de expectativas e de ações entre áreas
·       Estabelece um mecanismo de feedback e de envolvimento entre os participantes
·       Ajuda a responder alguns W e H dos 5W2H
·       Pense num Plano de comunicação, envolvendo informações qualitativas, quantitativas(métricas de performance, discutidas anteriormente), a frequência ,  os alvos(targets) da comunicação, os mecanismos usados e os responsáveis pela comunicação.

Exemplo prático:
o   Neste exemplo “driver”, há incidência de problemas de dados que deverão ser medidos efetivamente pelo processo de Performance. Os dados de possíveis erros existentes nos arquivos envolvidos (Mestres, Referenciais ou Transacionais), detectados por análises de profiling poderão ser indicadores importantes para confirmar os problemas levantados no Why do Canvas MGD. As medidas levantadas acerca de problemas de agendamento e cancelamento de consulta também poderão ser medidas definidas. Os aspectos de “compliance” com a agência reguladora sugerirá indicadores de autuações e glosas incidentes. Essas métricas deverão ser analisadas, definidas, implantadas e acompanhadas durante períodos estabelecidos para verificar a consistência estatística da informação. Deverão produzir tomadas de ação. Toda métrica deverá ter ações associadas com os seus limites definidos(acima ou abaixo dos thresholds)
o   Os aspectos de comunicação, nesse exemplo driver, deverá se iniciar, com um evento envolvendo as áreas que estão no domínio do problema e da solução (GOP, GPC, riscos, etc). Essa ação e outras, deverão estar definidas num plano de comunicação, com informações recorrentes sobre o andamento das medidas adotadas e dos resultados retornados, o que servirá de elemento de apoio às mudanças propostas e efetuadas.  

Conclusão: Assim, concluímos a aplicação dos conceitos de P´s da Governança ao longo deste projeto hipotético aqui desenvolvido. A figura 08 abaixo, é republicada para ilustrar o Canvas P, que serve como balizamento para as ações descritas. 


Referências:

Baker, B. How to design visual templates: and 99 examples. Creative Commons license. 2016.
Canvas-MGD-Melhoria de Gestão de Dados-Carlos Barbieri-CBCA-Material treinamento (2014-2015).
Canvas-P da Governança de Dados-Carlos Barbieri-CBCA-Material treinamento (2014-2015)
DAMA-DMBOK2-Framework-Patricia Cupoli; Susan Earley; Debora Henderson-Set. 2012.
Giordano,A. Performing Information Governance-A Step-by-Step to making Information Governance work. IBM Press.2015.
Ladley, J. Data Governance-How to design,deploy and sustain effective Data Governance Program. Elsevier-2012.
Learning 3.0-Alexandre Magno-Happy Melli-Material de Treinamento-Junilson Souza (Facilitador)-2015.
Soares, S. Data Governance tools-Evaluation criteria, Big Data Governance and alignment with Enterprise Data Management. MC Press-2014.
The DAMA Guide to Data Management Body of Knowledge(Dama-DMBOK Guide)-First Edition 2009.
Williams,B. Data Governance by Example.Databaseanswers.org.2012 .

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