Total de visualizações de página

domingo, 26 de setembro de 2010

Mapeamento entre MPS.BR e Scrum-Parte-V-Adendos e extensões

Adendos e Extensões:atualizado em 26/09/2010-10:45h

Nesta parte, colocaremos as possíveis extensões conceituais desenvolvidas, fruto de novas observações e discussões recebidas.
Uma das primeiras extensões que faço é a análise do livro: Agile Data Warehousing, de Ralph Hughes, 2008, Ceregenics Inc, especialista em projetos de BI com Scrum(dai o meu interesse direto, pois toca nas minhas duas áreas de atuação). Nesse livro, nas páginas 232 a 250, o autor estabelece uma análise, semelhante à que fizemos nos itens anteriores, sobre a aderência do CMMI ao ADW(Agile Data Warehousing, método Scrum/XP para o desenvolvimento de aplicações em BI). Fiz a tradução literal das suas colocações sobre o CMMI e inclui as minhas observações sobre o MPS.BR.

1)GPR e PP- CMMI:PP-Project Planning  e MPS.BR: GPR-Gerência de Projetos

a)CMMI: SG1: Estimates of project planning parameters are established and maintained.
MPS.BR: Equivale aproximadamente à  
GPR2- As tarefas e os produtos de trabalho do projeto são dimensionados utilizando métodos apropriados e
GPR4: (Até o nível F) O esforço e o custo para a execução das tarefas e dos produtos de trabalho são estimados com base em dados históricos ou referências técnicas.

Idéias sobre evidências colocadas pelo autor: Não há necessidade de ajustes. Num nível abrangente de planejamento, o ADW(SCRUM), usa conceitos de números de estórias,pontos de estórias,velocidade de equipe e gráfico de Release Burndown. Num nível de planejamento mais elaborado, a equipe, dentro das iterações(sprints), aplica conceitos de número de tarefas(tasks),Total original labor estimates-OLE(estimativa total de esforço inicial) e gráfico de burndown de iterações .

Idéias sobre evidências, colocadas por mim: Isso tudo é absolutamente verdadeiro, desde que se tenha os devidos cuidados de se manter registros evidenciando os produtos  e critérios aplicados.

b)CMMI: SG2: A project plan is established and maintained as the basis for managing the project
SP2.2- Identify and analyse risks
SP 2.3-Plan for the management of project data
Equivale aproximadamente aos resultados da  GPR5 a GPR10 do MPS.BR

Idéias sobre evidências colocadas pelo autor: Há necessidade de pequenos ajustes. O ADW(Scrum) necessita que o P.O(Product Owner) e o SM(Scrum Master) discutam os riscos durante as sessões do Sprint Planning 1(que ele chama de Conferência de estórias)  e Sprint Planning 2(que ele chama de task planning). A equipe deverá estimar a severidade desses riscos(P x I) identificados antes do Desenvolvimento e rever essas definições nas avaliações no Retrospective Meeting. O PO, SMaster e o PCA(Project Comunnication Assistant(*) devem colaborar para manter o repositório de documentos do projeto.

(*)-PCA-Project Communication Assistant: novo papel colocado , necessário em grandes organizações, segundo o autor, para liberar o P.O e/ou o SM das tarefas obrigatórias de manter informadas as camadas gerenciais acima do projeto, como IT Manager e outros, sem o que   um projeto Scrum de maior envergadura poderá apresentar problemas. Seria uma espécie de porta-voz do projeto, responsável pela condução do Plano de Comunicação do Projeto.

Idéias sobre evidências, colocadas por mim: Concordo, desde que se tenha os devidos registros efetuados e preservados.Na definição de P x I, basta se fazer uma análise qualitativa dos riscos para se ter idéia de suas probabilidades(alta, média, baixa) e de seus impactos(alto, médio, baixo). Com o aparecimento desse novo papel(PCA) e a necessidade de se manter a comunicação agora menos "tete a tete" e um pouco mais formal, alcança-se um equilíbrio desejável.

2)GPR e PMC- CMMI:PMC-Project Monitoring and Control  e MPS.BR: GPR-Gerência de Projetos
c)CMMI: SG1: Actual  performance and progress of the project are monitored against the project plan;
SG2- Corrective actions are managed to closure of the project  when project´s performance or results deviate significantly from the plan; 
SP 1.1-Monitor the actual values of the project planning parameters against the project plan 
Equivale aproximadamente aos resultados da  GPR13 a GPR17 do MPS.BR


Idéias sobre evidências colocadas pelo autor: Há necessidade de pequenos ajustes. O ADW(SCRUM) desenvolve um Release Plan e cria o Sprint backlog, que servem como planos estratégicos e táticos. Essa combinação deve ser traduzida para "parâmetros de planejamento" para se criar a aderência aos resultados demandados. Essa lista pode ser gerada a partir de conceitos de conhecimento da equipe, como número de estórias,fontes, targets e módulos principais.
Idéias sobre evidências, colocadas por mim: Concordo, que há necessidade de ajustes, mas não entendi que o último parágrafo tenha ido ao ponto.O que é importante aqui no acompanhamento das atividades é: As reuniões de Sprint review, Retrospective Meeting e o Daily Scrum, com certo grau de formalidade nos registros de acompanhamentos e pendências. 

3)GCO e CM- CMMI:CM-Configuration Managenent  e MPS.BR: GCO-Gerência de Configuração
c)CMMI: SG1: Baselines of identified work products are established;
SP 1.1-Identify the configuration itens that will be placed under configuration management 
Equivale aproximadamente aos resultados da  GCO2 e GCO3. 

Idéias sobre evidências colocadas pelo autor: Sem ajustes necessários.É raro uma área de TI hoje que não pratique gerência de configuração usando uma ferramenta de terceiros. No ASW(SCRUM), o build diário enviado para a área/sessões de testes é obtido da ferramenta de change management, verificando se a baseline de cada dia está completa 
Idéias sobre evidências, colocadas por mim: Concordo, atentando para o fato de que deverão ser controlados os IC(versionados ou sob BL) e também as solicitações de alterações sobre eles, com os devidos impactos. Na passagem da Baseline há que se ter auditoria física e funcional para se garantir a integridade dos seus elementos. 

4)GQA e PPQA- CMMI:PPQA-Process and Product Quality Assurance  e MPS.BR: GQA-Garantia da Qualidade
c)CMMI: SG1: Adherence of the performed process and associated work products and services to process descriptions, standards and procedures is objectively evaluated
SG2-Noncompliance issues are objectively tracked and communicated, and resolution is ensured 
Equivale aproximadamente aos resultados do processo  GQA(GQA1 a GQA4) 

Idéias sobre evidências colocadas pelo autor: Sem ajustes necessários.O ADW(SCRUM) garante a qualidade através de vários mecanismos: Apresentações para usuários finais(end user visible quality issues); desenvolvimento conduzido pelo teste(test led development), com a verificação da precisão do código e os aspectos de tolerância a falha; testes de integração contínua e automatizada, observando os aspectos de integração dos módulos) e as ações de verificação, com observação da codificação e padrões externos de integração de sistema.  Há que se ter para as validações anteriores, um conjunto padrão de critérios de aceitação, definido pelo P.O, para serem aplicados durante as sessões de demonstração. Com essa pequena adição, o ADW(SCRUM) não necessita de ajustes outros para obter aderência aos resultados do CMMI.

Idéias sobre evidências, colocadas por mim: Aqui o nosso preclaro especialista fez uma ligeira confusão, normalmente encontrada na esfera da qualidade. Ele focou mais em VER e VAL do que nos aspectos de PPQA(GQA). Esse ponto deverá ser analisado com cuidado pelos implementadores, pois o GQA e PPQA definem a necessidade de uma avaliação neutra dos processos e dos produtos, com maior foco na forma e procedimentos e menos no conteúdo(esse sim, objetivo da esfera do VER e VAL). 



5)MED e MA- CMMI:MA-Measurements and Analysis e MPS.BR: MED-Medições
c)CMMI: SG1: Measurement objectives and activities are aligned with identified information needs and objectives;
SG2-Measurement results , which address identified information needs and objectives, are provided .
Equivale aproximadamente aos resultados do processo  MED(MED1 a MED7) .

Idéias sobre evidências colocadas pelo autor: Sem ajustes necessários.O ADW(SCRUM) obtém pontos de estórias(story points) e estimativas OLE-Total original labor estimates-OLE(estimativa total de esforço inicial), velocidade da equipe(pontos por iteração) e gráficos de burndown. Nós adicionamos outras métricas, através do processo QPM(Quantitative Project Management), como percentagem de estórias, pontos de estórias e OLE(Total original labor estimates-estimativa total de esforço inicial) completados.Também o esforço estimado e real por tarefa(tasks), etc. Essas métricas deverão ser analisadas criticamente e melhoradas nas sessões de Retrospective Meeting, a fim de oferecer as informações necessárias.

Idéias sobre evidências, colocadas por mim: Concordo com a exposição acima, na medida em que aparenta cobrir os resultados de MED. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário