Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mapeamento entre MPS.BR e Scrum-Parte-IV-RAPS-Resultados de Atributos dos processos

RAPS_Resultados de atributos de processos- mapeamento para SCRUM

Considerações: Os resultados esperados de atributos de processos são elementos esperados para todos os processos do nível em implementação. São considerações genéricas, válidas para todos os processos, com algumas variações, dependendo do nível.

Considerações:

RAP 1 - O processo atinge seus resultados definidos
Idéias sobre evidências: Todos os resultados (REPS) anteriormente discutidos evidenciam essa RAP


RAP 2 - Existe uma política organizacional estabelecida e mantida para o processo
Idéias sobre evidências: Todos os processos deverão ter Políticas, que são grandes normas, diretrizes maiores, apontamentos gerais que balizam cada processo da empresa.. Por exemplo: Todo projeto em Scrum, deverá ter um P.O(Product Owner) e um Scrum Team para executá-lo. Isso seria um item de uma política de empresa ágil, para a Gerência de Projetos, por exemplo.


RAP 3 - A execução do processo é planejada
Idéias sobre evidências: O projeto Scrum, tendo um cronograma, contendo as atividades executadas pelas diversas disciplinas/processos. Todos os processos envolvidos deverão ser suas atividades planejadas. Por exemplo, cronograma com a fase de Development, contendo para cada sprint, as suas atividades .No cronograma aparecerão as atividades de sprint planning 1,a sprint review e  por default o cronograma do daily scrum que é diário, etc. Isso seria para GPR. Nessas atividades estão também ações de GRE(Requisitos), GQA,MED,etc. No cronograma da sprint, ao final de cada iteração, aconteceriam as atividades de GQA para auditoria. Se fosse o caso, as atividades de coleta de medições(MED) também deverão estar alocadas/planejadas.

RAP 4 - (Para o nível G) A execução do processo é monitorada e ajustes são realizados
Idéias sobre evidências: Para esse nível seriam as reuniões de Sprint review, Daily Scrum e Retrospective meeting
RAP4 - (A partir do nível F) Medidas são planejadas e coletadas para monitoração da execução do processo e ajustes são realizados
Idéias sobre evidências: As métricas adotadas para acompanhamento de cada processo. Medidas de GRE, GPR, GCO,GQA, MED e GPP, etc etc atenderiam a esse resultado.


RAP 5 - (Até o nível F) As informações e os recursos necessários para a execução do processo são identificados e disponibilizados
Idéias sobre evidências: Cada processo(GRE,GPR,MED,GCO,GQA e GPP), tem um conjunto de pastas onde ficam armazenadas suas informações. Por exemplo, onde ficam armazenadas o Product Backlog, Selected Backlog e Sprint Backlog. Tem também os recursos padrões global da empresa (hardware e software) para a sua execução.Alguns releases(projetos) tem infraestrutura específica que também seriam evidências.


RAP 6 - (Até o nível F) As responsabilidades e a autoridade para executar o processo são definidas, atribuídas e comunicadas
Idéias sobre evidências: Embora a  responsabilidade e a autoridade, no caso do Scrum sejam  diluídas pelo conceito da auto-gestão da equipe, a idéia é que essas responsabilidades sejam documentadas no Reelease Plan ou Sprint Plan.


RAP 7 - (Até o nível F) As pessoas que executam o processo são competentes em termos de formação, treinamento e experiência
Idéias sobre evidências: Comprovar a formação, treinamento de cada envolvido: diplomas, certificados nos respectivos processos.Um quadro geral com as habilidades da equipe, mapa de competências, devidamente comprovadas também formam evidências .


RAP 8 - A comunicação entre as partes interessadas no processo é gerenciada de forma a garantir o seu envolvimento
Idéias sobre evidências: O Scrum, embora  se baseie em certo informalismo de comunicação, deverá procurar por mais formalidade nesse ponto, mostrando um Plano de Comunicação, por exemplo. O Agile Radiator é uma evidência desse resultado, além dos registros expeditos do daily scrum, por exemplo.


RAP 9 - (Até o nível F) Os resultados do processo são revistos com a gerência de alto nível para fornecer visibilidade sobre a sua situação na organização
Idéias sobre evidências: O Retrospective Meeting e o Sprint Review podem compor as evidências desse resultado .

RAP 10 - (Para o nível G) O processo planejado para o projeto é executado
Idéias sobre evidências: Evidenciar os resultados obtidos com as ações planejadas na RAP 3
RAP 10 - (A partir do nível F) A aderência dos processos executados às descrições de processo, padrões e procedimentos é avaliada objetivamente e são tratadas as não conformidades
Idéias sobre evidências: Aqui entra o QA de processos. Se a empresa está em F, possui GQA e aquí entra o GQA aplicado aos processos daquele nível, inclusive o QA do QA, ou seja alguém que audita o trabalho do próprio QA.


RAP 11 - Os requisitos dos produtos de trabalho do processo são identificados
Idéias sobre evidências: A Rap 11 , juntamente com a 12 e 13 formam o arcabouço da GCO-Gerência de configuração, no sentido amplo. Nessa(Rap 11), você identifica os atributos que os produtos de trabalho deverão ter. Por exemplo, como deverá ser o Agile Radiator? Como deverá ser o Release Plan? 


RAP 12 - Requisitos para documentação e controle dos produtos de trabalho são estabelecidos
Idéias sobre evidências: Com a  Rap 12, vamos identificar os requisitos para documentação e controle dos PT(Produtos de Trabalho). Por exemplo, onde ficarão os Release Plans, os Sprint Plans, as atas do Sprint Review, do Retrospective Meeting? 


RAP 13 - Os produtos de trabalho são colocados em níveis apropriados de controle
Idéias sobre evidências: Com a Rap 13, decidimos a forma como aquele aqueles PT´s serão controlados(versionados?, sob baseline?, etc).


RAP 14 - Os produtos de trabalho são avaliados objetivamente com relação aos padrões, procedimentos e requisitos aplicáveis e são tratadas as não conformidades
Idéias sobre evidências: Aqui entra o QA de produtos. Se a empresa está em F, possui GQA e aquí entra o GQA aplicado aos produtos daquele nível, inclusive o QA do QA, ou seja alguém que audita o trabalho do próprio QA(aqui audita os Produtos, na Rap 10, audita os Processos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário