Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mapeamento entre MPS.BR e Scrum-Parte-I

Nessa parte, começarei pelo gráfico que montei para entender os ingredientes do Scrum. Nele aparecem os principais conceitos de Scrum, como os ciclos de vida de um release, que mapeio aqui para projeto, buscando uma coerência com os preceitos do MPS.BR. As fases são PréGame, Development e PostGame. O development é onde se concentram as sprints(iterações). Cada iteração  tem sessões de planejamento(sprint planning), no caso duas. Tem as sessões diárias de acompanhamento da equipe(daily scrum) e ao final de cada sprint, o sprint review, onde se avalia o objetivo contra o alcance daquela sprint. A seguir temos uma reunião de retrospectiva(retrospective meeeting), onde se levantam as lições aprendidas daquela iteração e os pontos a se considerar para melhorar as próximas.O PostGame encerra o projeto(release), com os testes finais, a produção de documentação de usuário, os treinamentos planejados, a preparação de material de divulgação, etc.As durações estimadas de cada atividade, colocadas no gráfico, podem variar de acordo com o "sabor" Scrum adotado.


Figura 01-Visão geral Scrum

Nenhum comentário:

Postar um comentário