Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Modismos e paixões em tecnologia e metodologia


A Fumsoft, ao longo desses seus últimos anos, tem procurado levar aos seus associados e à comunidade mineira, elementos inovadores. Na área de melhoria de processos de software, a Fumsoft foi pioneira em Minas Gerais, lançando o MPS.BR-SW, que alcança hoje quase 100 certificações. As primeiras empresas a fazerem melhoria em Processos de Serviços (MPS-SV), em MG, são clientes da Fumsoft.
A Fumsoft também introduziu o modelo Certics em Minas, formando a primeira empresa certificada aqui. Na área de dados, foi também pioneira no estado, em treinamentos de Ciências de Dados, Hadoop, Governança de Dados, além do evento DataTalk e da primeira pesquisa feita sobre Gestão de Dados, no Brasil. Dessa forma, abriu um espaço fundamental para a discussão de outros domínios, além de serviços e processos. Essa é a sua missão.
Com os novos momentos, a Fumsoft está trazendo conceitos, visões e proposições, como Learning Shots, Lean e Lean Startup, visando criar abordagens mais evoluídas, demandadas pelo tempo, onde restrições, desperdícios e necessidades de otimizações são fatores primordiais. Tempos onde a visão conjunta dos “stakeholders” envolvidos cria um croquis mais bem definido dos problemas e das soluções desejadas, via o entrelace de suas percepções.
No último dia 25 de abril, a Fumsoft, seguindo esta trilha, realizou um evento inédito, LeanTalk, que teve como tema a “Abordagem Lean”, em pilares de Processos, Comportamentos, Finanças e Marketing.  Nascida em proposições da Toyota para a melhoria de seus processos automotivos, as ideias ganharam as áreas de TI de muitas empresas e continua a crescer, daí o interesse da Fumsoft em sua apresentação. Esse evento será recorrente e, brevemente, exploraremos mais o conceito Lean, apostando na sua aplicabilidade.
Ao longo de mais de 40 anos tenho testemunhado o aparecimento de novas proposições metodológicas e tecnológicas. Todas elas tiveram o seu momento de ápice, quando, após analisadas e adaptadas às necessidades e contextos das empresas, puderam ser utilizadas com sucesso. Lembro-me de Análise Estruturada (de Chris Gane), seguida pela Análise Essencial (de Palmer, McMenamim), sucedida pela Análise OO (de Booch, Rumbaugh e Jacobson). A elas, seguiram RUP (da IBM), trocada pelos métodos ágeis (Beck, Beedle, Cockburn, Fowler, Sutherland, etc), hoje, já em revisão e questionada por DAD-Agilidade Disciplinada (de Scott Ambler) e outros como Lean, Zen, etc.
O ponto mais importante a se observar nessas novas proposições é justamente a sua adequação à cultura da empresa, ao contexto existente (tempo e ambiência) e colocar um olhar crítico para se adotar o que de bom estão trazendo (e podem apostar, todas contribuem com novos conceitos e olhares inovadores) e atentar para aquilo que pode ser deixado de lado, se não em definitivo, pelo mesmo temporariamente. Isso vale para Lean, Agile, Data Science, Gestão de Dados, MPS, Big Data, etc.
Há alguns fatos observados, ao longo dessa estrada, que ilustram esses pontos. No lançamento do Java, pela Sun, num congresso, no início dos anos 90, havia fan-clubes formados, com gritos e alvoroços, dignos da presença de ídolos pop. Hoje, o Java é uma das linguagens bem-sucedidas, mas há outras tanto quanto. Quando o MPS-BR se encontrou com “Agile” pela primeira vez, houve apostas de que essas duas proposições, nunca se casariam, pelos princípios aparentemente opostos que carregavam. Adaptações e ajustes foram feitos por seus adeptos e, hoje, grande parte das 650 empresas certificadas MPS, usam Scrum, com absoluto sucesso.
Modismos ou paixões extremadas não são boas conselheiras, para temas de tecnologias ou metodologias. Nenhuma das soluções é “snake oil” ou bala de prata, para resolver sozinha todas as nossas dores. Todas elas, sem exceção, com melhorias propostas, sejam conceituais, ambientais ou procedurais, certamente têm algo importante para ser aproveitado e aplicado nos nossos ambientes. Não necessariamente para tudo, nem para todos os contextos. Basta olhar com um pouco mais de visão seletiva e deixar as paixões para rolar com os filhos no carpete da sala ou nos abraços com eles nas arquibancadas do Mineirão….

Nenhum comentário:

Postar um comentário