Total de visualizações de página

sábado, 27 de fevereiro de 2016

PMBOK e DMBOK-Quando dois corpos se aproximam


“Quando dois corpos se aproximam” poderia ser o nome de uma previsão de colisões de astros ou de um livro qualquer de Nicholas Sparks. Na realidade, nesse contexto, é um truque de marketing “in-bound” com o objetivo de se analisar a convergência e afinidade entre os frameworks do PMBOK e do DMBOK. Dois dos mais conhecidos “BOK”-Body Of Knowledge (BOK), esses conceitos há muito somente estavam tendo encontros marcados pela simples presença das letras B-O-K, em seus logotipos. Andavam de mãos dadas com BABOK e outras proposições semelhantes, integradas somente pelo nome e não pela afinidade de objetivos. Na realidade, há muito mais aproximação entre esses dois elementos do que sugerem os seus manuais e guias. Pelo simples fato de que a Gerência de projetos (foco do PM-BOK) não pode prescindir da gerência de dados (foco do DM-BOK), nem vice-versa, esses dois elementos já deveriam ter se encontrado há tempos. Entretanto, só recentemente o PMBOK trouxe para o seu âmbito, essa discussão de dados de projetos, com detalhes mais evoluídos. Falta ainda um pouco mais sobre a conexão entre ele e os conceitos  de projetos de dados. Dados de projetos e Projetos de dados, embora soe como um aparente jogo de palavras, são elementos com alta afinidade. Na última edição do PMBOK-Guide 5th edition, houve o desenvolvimento de alguns conceitos em direção ao patamar de Conhecimento, trilhando a hierarquia clássica de Dados, Informação, Conhecimento (Knowledge) e Sabedoria (Wisdom), que recebeu o acrônimo DIKW. Os dados foram segregados em três níveis:
·         Dados de desempenho de trabalho (Work performance data): Essa camada de refere às observações e medidas identificadas durante o desempenho dos trabalhos do projeto;
·         Informações de desempenho de trabalho (Work performance information): Essa camada representa os resultados da análise dos dados de desempenho, integrados através de diversas áreas, como o “status” de implementação de solicitações de mudanças, ou previsões para completar atividades, por exemplo; 
·         Relatórios de desempenho de trabalho (Work performance reports): Nessa camada, o PMBOK não define “conhecimento” diretamente e estabelece que aqui esteja a representação física ou eletrônica das informações de desempenho de trabalho, compiladas em documentos de projetos, com o objetivo de gerar decisões, ações ou alertas. Entender as informações nesses veículos (relatórios) e traduzi-las em decisões precisas e ricas é função da competência de gerentes que leem os relatórios. Aqui, na realidade, estariam os conhecimentos gerados, observados, aprendidos e registrados por agentes partícipes do projeto, em pontos do seu ciclo, mas o conceito ficou um pouco camuflado.

Depois dessa primeira incursão do PMBOK em direção ao DIKW gerados em contextos de projetos que seguem processos, o PMBOK precisa pensar na importância do seu casamento com Projetos de Dados. Isso se dará pelo entrelace com corpos de conhecimentos do DMBOK, como DW/BI, MDM, Qualidade e Metadados. E isso discutiremos em outra oportunidade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário