Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

DMM-Data Maturity Model


Vem aí o DMM-Modelo de Maturidade de Dados do CMMI:


Fonte: Data Management Maturity Model-(DMM)-Model Update- Rawdon Young-Novembro, 2012, acessado em 01/02/2013, no endereço:  www.dtic.mil


Está previsto para 2014, o lançamento do DMM-Data Maturity Model do SEI-Carnegie Mellon. O modelo, em desenvolvimento e em espécie de "beta-teste" em grandes instituições financeiras americanas, seguirá a mesma linha do CMMI, com áreas de processos(ou processos no jargão MPS.BR). Isso simplesmente mostra que chegou a hora dos dados. Depois dos Processos, com várias alternativas de evolução em escalas de maturidade(CMMI, MPS.BR, ISO,etc), dos Serviços(ITIL,ISO-20.000) e MPS.SV,  os dados serão objetos de implementações e avaliações de maturidade. Já estou em contato com "relacionamentos" no mundo CMMI visando obter maiores informações sobre o modelo. Por enquanto segue, no slide acima, as áreas de processos definidas, ainda em forma de proposição. Alguns pontos interessantes podem ser observados na proposta:


1) O modelo apresenta 5 grandes áreas: Estratégia de Gestão de Dados, Operações, Plataformas e Arquiteturas, Qualidade de dados e Áreas de apoio;
2)O modelo, logicamente, toca em pontos que temos discutidos muito nesse Blog. Os dados, sua governança, gestão, qualidade e a necessidade de vê-lo como algo além de combustível dos sistemas. O modelo mostra a preocupação com os dados, alinhando 17 temas , que vão dos objetivos estratégicos dos dados, a cultura organizacional sobre dados, os modelos de governança, aspectos de "funding" e aspectos de ciclo de vida dos dados. Na área de operações aparecem: Padrões e Procedimentos, 2 dos 9 P´s já discutidos por aqui, além da preocupação com fontes de dados. Na área de Plataforma e Arquitetura os assuntos discutidos são: Frameworks de arquitetura e aspectos de plataforma e integração. Na área de Qualidade de dados, o modelo trata de frameworks de qualidade e da Garantia da qualidade de dados, algo como(DQA-Data Quality Assurance), numa mimetização do PPQA do CMMI que trata de Produtos e Processos(PPQA). NO MPS.BR essa área de processo é a GQA(Garantia da Qualidade).
3)O modelo nitidamente busca estabelecer compatibilidade com o CMMI-SW, mantendo (áreas de ) processos de apoio iguais, o que favorecerá a sua implementação em empresas que já implementaram CMMI ou MPS. CM(Configuration Management), que é o GCO do MPS.BR; MA(Measurement and Analysis) que é o MED do MPS.BR. Também há o REQM(Requirements Management), que vem a ser o nosso GRE(Gerência de Requisitos) do MPS.BR, além do RSKM(Risk Management), que corresponde ao GRI(Gerência de Risco) do MPS.BR. Como esses processos são de apoio, não há como fugir deles, seja Processo, Serviços ou Dados.

No futuro, voltaremos com maiores informações sobre o DMM.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário