Qualquer empresa que mantenha intenções de competitividade nesta arena leonina
dos anos 201x deverá ter, além da preocupação com a melhoria dos processos, um
foco também no outro lado do espectro:
os dados. Essa dualidade entre dados e processos sempre existiu e mostra que
esses dois pilares são fatores críticos em empresas que intencionam seguir os
caminhos da reputação, via qualidade. Fazendo uma comparação superficial é como
entender que um bom prato é fruto de uma boa receita (processo) e de bons
ingredientes (dados). Se um dos dois não estiver adequado, o produto final
poderá perder em
qualidade. Além disso, como a proposta de BI (Business
Intelligence) é transformar dados em informações que possam ser usadas para
ações analíticas, tomadas de decisões tático-estratégicas e até definições
operacionais, a qualidade dos dados que serve como input para o BI se reveste,
cada vez mais, de extrema importância. Lembre-se de que BI é um processo
fundamentalmente transformador e logo a qualidade do seu input irá refletir
diretamente na correção das tomadas de decisões efetuadas. Nos anos 80, após a consolidação das técnicas de Bancos de Dados, com a
cristalização das funções de ABD-Administradores de bancos de dados, surgiu o
conceito de Administração de dados(AD). Diferentemente da proposta de
ABD(Administração de Bancos de Dados), que objetivava a gerência das bases de
dados, a partir do controle centralizado dos seus gerenciadores (SGBD), a
AD(Administração de Dados) tinha uma visão muito mais ampla e penetrava
nos domínios conceituais dos dados . A ideia de AD era criar uma grupo,
com visão centralizada sobre os dados, independentemente de onde esses recursos
estivessem armazenados(SGBD, ou arquivos VSAM, etc), dando a esses ativos um
status um pouco maior do que meros habitantes das estruturas hierárquicas ou
relacionais dos gerenciadores. Um pouco mais do que tabelas, chaves primárias,
índices, etc. Várias empresas criaram então, esses núcleos de AD, com variantes
na sua posição hierárquica. Algumas ousaram colocar a AD em níveis elevados,
próximos às gerencias superiores. Uma das que me recordo colocou o AD ligado à
vice-presidência e outras colocaram a AD
nas vizinhanças da ABD, devido à afinidade que os dados, no plano físico(SGBD),
teriam com os dados no plano conceitual(AD). Espremendo bastante, a prática de
AD acabou por não funcionar a contento. O conceito de AD foi aos poucos se
diluindo por diversos fatores, sendo o principal a falta de percepção dos dados
como um ativo empresarial. A área de AD,
naquela época seria a responsável pela manutenção dos modelos conceituais dos
dados, modelando, entendendo, gerenciando, documentando e mantendo sob controle
os elementos seminais como entidades, relacionamentos, atributos e regras que
gravitam em torno do conceito elementar de dado. Os bancos de dados, antes de
serem criados, deveriam passar por um crivo conceitual, mapeando os dados
necessários àquela aplicação, com os já existentes e catalogados nos modelos
que estavam sob as chaves da AD. Com a fragilidade sobre a percepção
corporativa dos dados, que deveriam ser vistos como um recurso organizacional, mas não eram,
as coisas não andaram bem. Os dados continuavam entendidos como combustíveis
imediatos para aplicações que se desenhavam e as regras que definiam a
obrigatoriedade de seus controles em
modelos conceituais, começaram a ruir. O fato de que a AD estava, na maioria de
suas estruturações, colada nas imediações da ABD e subordinada à TI, também
serviu, paradoxalmente como alavanca para essa abaixa adoção de AD. A TI, que
deveria resolver, criar e rodar os sistemas demandados pela empresa,
premida pela força dos cronogramas, era a primeira a dar dribles de corpo na
AD, liberando a ABD para criar os dados necessários, na forma desejada, e o que
era pior, nas duplicações que fossem necessárias. Com a chegada da
microinformática e o consequente aparelhamento computacional nas unidades de
negócios, os dados se espalharam mais ainda. Assim, pela força do imediatismo, a própria TI
minou a ideia de AD. Como a TI era, em tese, a “mãe” dos dados, ela própria
abortava um conceito, priorizando a rapidez de suas entregas.
Esse foi o
primeiro erro fatal: Os dados, que deveriam ser vistos como da empresa, tiveram
a sua administração estabelecida longe daqueles que realmente conhecem e
entendem esse insumo, ou seja os seus criadores e consumidores, que habitam as
áreas de negócios. A TI, mera processadora deles, definitivamente não era o
melhor lugar para acolher o conceito de administração de dados. Assim surge a
primeira lição aprendida: Os dados não são da TI , são das áreas de negócios e
sua administração deve ser do “business” , com a TI tendo um papel de partícipe
muito importante, porém de
co-responsabilidade. Diferentemente da administração financeira, de recursos
humanos, de materiais, etc, a de dados nasceu no lugar equivocado, inspirado
por motivações nobres, porém não firmemente estabelecidas e nem abençoada pela aquiescência do “business”.
Outro
fator importante que contribuiu para essa morte precoce, foi o advento dos
ERP´s. Com a aproximação do final do século, o problema do bug do milênio
agilizou a necessidade de se buscar soluções prontas que integradas e
harmonizadas nos dados e processos, resolveriam uma boa parte das aflições
existentes naquele momento. Assim, os ERP´s, como SAP, JDEdwards, Oracle Application,
DataSul, etc já traziam no seu arcabouço, os dados já definidos, padronizados e
integrados. Isso de certa forma, esfriou as ações da AD, que justamente se
preocupava com esses elementos, que
agora vinham prontos, modelados e blindados nos caros e complexos pacotes
aplicativos. Dessa forma, por causa desses fatores, dentre outros, a AD passou
de uma boa idéia para um conceito com um obituário anunciado. Embora em algumas
empresas o nome AD tenha até sido preservado, ele simplesmente ficou como uma célula inoculada pelo pecado
maior: estava sob o controle da TI e sem a cumplicidade da área de negócios. No
vácuo do conceito de AD deixado para trás,
surgiram, na maioria das empresas, uma série de problemas que hoje estão
potencializados. Bancos de dados, que deveriam em tese, ser depósitos de dados
únicos, formando a verdade “única” sobre as informações de consumidores,
clientes, colaboradores, materiais etc falharam
no seu objetivo. Hoje são encontrados diversos bancos de dados sobre o mesmo
“assunto”, contendo informações divergentes sobre elementos mestres da empresa.
Os dados, além de duplicados, foram definidos sob variados padrões semânticos,
não permitindo a inferência de que representam a mesma entidade, ou o mesmo
atributo. Os dados, incluídos nos Bancos de dados, não necessariamente tiveram
a sua metadefinição, ficando atrelado a mnemônicos por vezes ininteligíveis,
como cod-cli, ou dat-vc-fat , o que dificulta a sua interpretação. Soma-se à
duplicação de dados, o estranho fato de não se saber se, mesmo replicados, eles
representam a mesma “coisa”. Com o beneplácito da TI, premida pela rapidez nas
soluções, os dados se espalharam em unidades de negócios, habitando sistemas
paralelos, ou esquadrilhas de planilhas excel, sobre os quais se perdeu o
controle. Dessa forma, os dados espalhados nas corporações não observam hoje
aspectos mínimos que garantam: integridade, precisão, disponibilidade,
atualidade etc. Com o surgimento dos sistemas de BI turbinados pela necessidade
de informações para tomadas de decisões, o problema se potencializou, se
instalando, agora, no mundo das informações. Os dados, com seus problemas
acumulados, começaram a produzir
informações carentes de credibilidade.
Com o
advento da Web, o informática alavancou a criação exponencial de dados. O que
era, até então, produto de sistemas estruturados, começou a ser produzido nas
formas de emails, clickstream, posts de blogs, redes sociais, etc. Surgiu o
conceito de Big Data, já discutido em posts anteriores. Com eles, o problema de
qualidade e controle dos dados produzidos ou consumidos na empresa se
potencializa pela diferenciação no volume e nos tipos de dados.
A apatia
que se estabeleceu sobre esses importantes ativos organizacionais deverá ser
revista com os cuidados demandados pela sociedade da informação. Assim, os
conceitos de Governança Corporativa e de TI
foram estendidos para os domínios
de Governança de Dados, visando não somente à organização desses acervos, mas
também a aspectos típicos desses novos tempos. Os cuidados singulares com
a segurança de dados, a necessidade da
sua definição clara e sem ambiguidade, uma maior fluidez na sua distribuição e
um uso democrático e controlado se tornaram alguns drivers dessa nova
fronteira. Além disso, existem alguns
vetores apontando para o fato de que em alguns países, a governança de dados
poderá ser obrigatória em breve, dentro de uma capa regulatória, que demandará
que o valor dos dados seja considerado um ativo da empresa e que a sua qualidade seja traduzida em
métricas, compondo indicadores-chave de desempenho da área de TI. Isso foi
definido pelo fato de que a qualidade dos dados implica riscos corporativos que
a nova TI e o novo papel de CIO deverão estar preparados para mitigar.
Diferente dos tempos quando os dados eram simples combustíveis de programas
Cobol, ou eneplicados aos borbotões pelas áreas negociais das empresas, agora
eles se tornam elementos fundamentais do capital intelectual da empresa,
geradores que são de informação e conhecimento. Só isso....
muito bom esse histórico da ad. espero que o tcu passe a exigir dos órgão públicos a adoção de políticas de gestão de dados tal qual vem exigindo a adoção de estruturas de governança de ti.
ResponderExcluirque venham os proximos posts.
Andre Luis
Grato André. Realmente a conscientização sobre a importância e os valores dos dados deve ser cultivada cada vez mais e um bom começo é sempre via as exigências legais.
ExcluirAD ou governança de dados não importa o nome. O que importa sim é realmente esta visão corporativa dos dados, voltada à área de negócio e não a questões técnicas da TI. Aqui na instituição temos uma coordenação de AD vinculada a uma unidade de qualidade e governança de TI, com autonomia para instituir políticas relativas aos dados da instituição que tem que ser cumpridas pelas equipes de sistemas. Conseguimos organizar o caos e trabalhamos em cima de conceitos corporativos, integrando os sistemas sem duplicar informação. Tudo depende do perfil do administrador.
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