Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

O estado atual da Governança e Gestão de dados nos EUA-08


Continuação:

#11-Outra palestra que mereceu a atenção foi dada por Danette McGilvray, consultora famosa na área de Qualidade de dados, da empresa Granite Falls. Conversei muito com Danette, com quem já havia estado no Brasil, em evento da QIBras, em 2010 ou 2011, não me lembro. Autora de livros sobre QD(Executing Data Quality projects), Danette mostrou a sua abordagem de detecção de causas raízes de erros de dados, focando na sua identificação e neutralização objetiva e definitiva  ao invés da mera limpeza profilática. Na realidade, é a abordagem de diagramas de espinha de peixe aplicado na detecção de problemas de Qualidade de dados. Trocamos linkedin e ficamos de falar sobre a tradução do seu livro para o português,  que acabou de sair na China.

#12-Também gostei da palestra de Jay Zaidi, com quem conversei muito sobre os aspectos culturais que aproximam e diferenciam os brasileiros e indianos (Isso será tema de um #VejaBem futuro, no FB). O consultor indiano, dono da empresa AlyData, marcou com a frase “Data is the new soil”, adaptação do título de um livro que comprei no EDW/2015 ( “Data is the new oil”). Sua concepção é de que dos dados podem sair ótimos frutos...No fundo, são frases de efeitos para evidenciar a valoração que o elemento “dados” está tendo, nesse momento “Big Data”  da sociedade da informação. A palestra “Change your organization´s culture to make data and information quality a part of its DNA” foi com conteúdo visual muito bem elaborado e centrou sobre os impactos financeiros que os erros de dados podem causar nas empresas. Por exemplo, o custo estimado das perdas com crimes cibernéticos é da ordem de US$ 450 bilhões, enquanto que o de problemas de qualidade pode chegar a mais do que o dobro(maior que US$800 bi). Os  principais fatos causadores ficam em torno da falta de Governança de dados, que gera falta de padrões de qualidade, que se origina na ausência de “accountability” pelos dados e que produz silos isolados de dados. Mais do mesmo nos princípios de Gestão (DM) e Governança de Dados(GD)

#13-Outra palestra muito boa foi a da Telstra, gigante telecom australiana. A empresa mostrou a sua estratégia de dados e me pareceu com boa maturidade em GD. A empresa já teve a figura de CDO, mas que por um erro estratégico, foi colocado sob o CIO. Durou apenas dois anos e poderia ter sido evitado, caso a empresa percebesse que CDO é para tocar os dados, do ponto de vista de negócios e não de tecnologia (TI). Simples assim...Há algum tempo a empresa prima pelo apoio formal à sua equipe de dados, no sentido de incentivá-los à certificações. Na empresa há mais de 20 certificados em IQCP(Information Quality Certified Professional), uma linha concorrente com as certificações CDMP, esta já com alguns profissionais no Brasil. Conversando com a palestrante, chefe da área de dados da gigante australiana, ficou evidenciado o porquê dessa linha IQCP. Ela é presidente do IAIDQ para a região do Middle-East-Pacific, entidade promotora desta certificação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário