Continuação:
#11-Outra palestra que mereceu a atenção foi dada por
Danette McGilvray, consultora famosa na área de Qualidade de dados, da empresa
Granite Falls. Conversei muito com Danette, com quem já havia estado no Brasil,
em evento da QIBras, em 2010 ou 2011, não me lembro. Autora de livros sobre
QD(Executing Data Quality projects), Danette mostrou a sua abordagem de
detecção de causas raízes de erros de dados, focando na sua identificação e neutralização
objetiva e definitiva ao invés da mera limpeza
profilática. Na realidade, é a abordagem de diagramas de espinha de peixe
aplicado na detecção de problemas de Qualidade de dados. Trocamos linkedin e
ficamos de falar sobre a tradução do seu livro para o português, que acabou
de sair na China.
#12-Também gostei da palestra de Jay Zaidi, com quem
conversei muito sobre os aspectos culturais que aproximam e diferenciam os
brasileiros e indianos (Isso será tema de um #VejaBem futuro, no FB). O
consultor indiano, dono da empresa AlyData, marcou com a frase “Data is the new
soil”, adaptação do título de um livro que comprei no EDW/2015 ( “Data is the
new oil”). Sua concepção é de que dos dados podem sair ótimos frutos...No
fundo, são frases de efeitos para evidenciar a valoração que o elemento “dados”
está tendo, nesse momento “Big Data” da
sociedade da informação. A palestra “Change your organization´s culture to make
data and information quality a part of its DNA” foi com conteúdo visual muito
bem elaborado e centrou sobre os impactos financeiros que os erros de dados
podem causar nas empresas. Por exemplo, o custo estimado das perdas com crimes cibernéticos
é da ordem de US$ 450 bilhões, enquanto que o de problemas de qualidade pode
chegar a mais do que o dobro(maior que US$800 bi). Os principais fatos causadores ficam em torno da
falta de Governança de dados, que gera falta de padrões de qualidade, que se
origina na ausência de “accountability” pelos dados e que produz silos isolados
de dados. Mais do mesmo nos princípios de Gestão (DM) e Governança de Dados(GD)
#13-Outra palestra muito boa foi a da Telstra, gigante
telecom australiana. A empresa mostrou a sua estratégia de dados e me pareceu com
boa maturidade em GD. A empresa já teve a figura de CDO, mas que por um erro
estratégico, foi colocado sob o CIO. Durou apenas dois anos e poderia ter sido
evitado, caso a empresa percebesse que CDO é para tocar os dados, do ponto de
vista de negócios e não de tecnologia (TI). Simples assim...Há algum tempo a
empresa prima pelo apoio formal à sua equipe de dados, no sentido de
incentivá-los à certificações. Na empresa há mais de 20 certificados em
IQCP(Information Quality Certified Professional), uma linha concorrente com as
certificações CDMP, esta já com alguns profissionais no Brasil. Conversando com
a palestrante, chefe da área de dados da gigante australiana, ficou evidenciado
o porquê dessa linha IQCP. Ela é presidente do IAIDQ para a região do Middle-East-Pacific,
entidade promotora desta certificação.
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