Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O estado atual da Governança e Gestão de dados nos EUA-05


Eventos: MDM and Data Governance Summit, ocorrido entre 04-06 de Outubro de 2015, em Nova York e  no seminário da IAIDQ-International Association for Information and Data Quality, ocorrido em Baltimore, entre 12 e 14 de Outubro de 2015.



Baseado na participação dos eventos acima, comento,  na forma de pequenas notas(drops), o estágio percebido dos conceitos de Governança de Dados, gestão de dados, MDM,etc. Serão aproximadamente 9 posts semanais...Enjoy..

#07-O tutorial “How to avoid the most common mistakes implementing Data Governance”, mostrou John Ladley (da IMCue) estreando no universo do IAIDQ, já que trabalha prioritariamente  com a DataVersity, parceira da Dama, no evento EDW, do qual  participei, em março, em Washington. Ladley é um  conhecido consultor e palestrante da área, com 2 livros publicados sobre o assunto(Data Governance e EIM-Enterprise Information Management, ambos pela MK-Morgan Kaufmann). Tem um histórico meio dinossáurico, como eu, e aplica uma visão sobre GD, com uma tintura um pouco sarcástica, sobre certos conceitos, como modelagem de dados e métodos não-invasivos de implementação de GD, proposto por Bob Seiner (da KIK Data Management Consulting), seu concorrente, por exemplo. Os erros comuns, citados na sua apresentação, são os mesmos, na essência, que já discuti aqui nesse espaço. Vai de falta de patrocinador ou de seu engajamento até a falta de alinhamento  do programa de GD com os objetivos de negócios. Nenhuma novidade até ai...

#08-O outro tutorial “Developing a dashboard for Data Governance” versou sobre Medidas e dashboards para GD e foi ministrado pela consultora Kelle O´Neal, da empresa First San Francisco Partners. O tutorial foi superior ao anteriormente citado, na medida em que mostrou uma série de sugestões para se definir medidas e KPI´s, com o objetivo de se acompanhar a implementação do programa de Governança de dados, numa empresa. As medidas e KPI´s são fatores fundamentais para serem mostrados aos patrocinadores, como forma de evidência dos ganhos prometidos na “venda” do programa/conceito de GD. Claramente deverão estar associadas a certas dimensões de negócios, como Pessoas, Processos, Tecnologia e Dados. Os conceitos no entorno de Medições são os mesmos que desenvolvemos nas implementações de processos MPS.BR, nível F(ou maior), só que com o foco no domínio dos dados e seus processos. Passa pela definição da medição estritamente associada a um objetivo de negócios , sua constituição(quais dados serão levantados e medidos), quais os limites definidos, faixas desejadas de alcance/aceitação, periodicidade definida para criação e disponibilização das métricas e de seus resultados, etc. Foi mais prático e objetivo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário