Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Curso de Governança e Gestão de Dados na Petrobras-Carlos Barbieri


Foi realizado, nos últimos dias 27,28 e 29 de Abril, na Petrobras, RJ, o curso Governança(GD) e Gestão de Dados(DM). O curso foi dado pelo consultor  Carlos Barbieri da Fumsoft-Sociedade Mineira de Software e contou com a participação de 20 técnicos da área de TI e de Negócios(Gestores de Dados). No curso foram repassados os principais conceitos práticos de GD/DM de Dados, com foco em modelos consagrados como DMBOK(Dama-Data Management Association)  e DMM (Data Management Maturity Model, do CMMI Institute). No segundo dia, houve dinâmicas com quatro grupos formados, de áreas heterogêneas da empresa, quando os alunos aplicaram as técnicas de MGD-Canvas para Melhoria de Gestão de Dados-Governança de Dados, desenvolvido por Carlos Barbieri. Nessas dinâmicas, os técnicos da empresa desenvolveram  a abordagem de discussão conjunta e interativa entre grupos, baseada no Canvas-MGD e no Canvas-P´s da Governança de Dados. O tema pela manhã, abordou a solução de dados para uma empresa  do ramo de saúde e pela tarde, os técnicos aplicaram a mesma abordagem  para a discussão de um problema real de dados da Petrobras. Ao longo do curso, os grupos competiram com QUIZ-GD especialmente desenvolvido para a fixação dos conceitos de GD ministrados nas aulas. No último dia, os grupos vencedores do QUIZ  receberam prêmios e o treinamento se encerrou com um café especial para os participantes.

Abaixo algumas fotos:

                                   Grupos de Gestores de dados e técnicos praticando as dinâmicas com o Canvas-MGD




                                             Encerramento do curso com o café




Vista da sala de aula


Avaliação do Curso

Como o curso foi dado "in-company" foram omitidas as avaliações relacionadas com a organização interna do evento(responsabilidade da contratante), ficando expostas somente as avaliações relativas às responsabilidades da Fumsoft e do professor:


6 comentários:

  1. Mestre, tem previsão de uma nova edição do seu livro ?

    ResponderExcluir
  2. Professor,

    "esqueci de pedir para me notificar"

    O senhor pretende esse ano lançar uma nova versão do seu livro ?

    ResponderExcluir
  3. Caro Alexandre: Para este ano não. Estamos planejando algo para 2016. Grato pelo interesse. Grande abraço. CB

    ResponderExcluir
  4. Mestre, como lhe falei pelo Hangout. Sou estudante. Então não tenho recursos financeiros pra comprar um esse ano é um no outro.
    Estudo pra concursos. Olap e bi caem. Gostei do seu livro. O que me recomenda ?
    Esperar ou comprar ?

    ResponderExcluir
  5. É por que não tenho recursos financeiros. Sou "obrigado" a optar 😩

    ResponderExcluir
  6. Comprei em eBook

    Ano que vem me da um desconto na pré venda ?

    Sou estudante nesse país caro

    ResponderExcluir