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sábado, 18 de agosto de 2012

Governança de Dados-Parte VIII-e-Visão europeia sobre Governança de dados:continuação do post anterior-última parte





Visão de qualidade de dados: Pesquisa francesa sobre qualidade de dados(qualitée des données), publicada pela PWC-Price Waterhouse Coopers, Micropole e Electronic Business Group-Julho de 2011, disponível em www.pwc.fr/qualites-des-donnees.html, acessado em janeiro de 2012.
Resumo de opiniões das empresas sobre GD e Qualidade de dados:

Nessa parte final, a pesquisa coleta uma síntese de cada interlocutor da empresa, com percepções genéricas sobre o tema, e alguns pontos a serem observados, segundo a empresa. Fiz uma tradução livre, com incorporações de alguns ajustes e opiniões para ajudar no entendimento :

Alcatel-Lucent, gigante de telecomunicações, com 80.000 colaboradores e atuando em 130 países:
ü  Um esforço de pedagogia(aculturamento, aprendizado) permanente aplicado aos tomadores de decisão da empresa deve ser empreendido
ü  O processo de GD se estabelece  firmemente sobre(a partir da) a responsabilização de seus atores(envolvidos, responsáveis)
ü  As ações de acompanhamento e de formação devem ser focadas a fim de  atribuir responsabilidade às equipes sobre as novas regras de negócios(de dados) definidas
ü  O principal obstáculo (da GD) é trabalhar  em silos de dados, ou bases separadas e não integradas
ü  A identificação( escolha) de bons agentes “intermediários”(data stewards, gestores, custodians) dentro da empresa é fator crítico de sucesso para a GD

Arval, filiada ao BNP Paribas, atua na área de locação de veículos de longa duração, multimarcas e também na gestão dos veículos do grupo financeiro a que serve:
ü  A Qualidade dos dados deve ser vista tanto no nível dos relatórios produzidos quanto dos dados em si
ü  Há a necessidade de frutificar e de traduzir(medir) em valor, o patrimônio dos dados e informação(asset value)
ü  Há a necessidade de um coordenador de processo de qualidade de dados
ü  Um projeto de GD+QD deve ser valorado mais em termos de redução de riscos do que em termos de ROI

Backelite, empresa pequena voltada para desenvolvimento de serviços para  aplicações móveis:
ü  Qualquer que seja  o nível de automatização de um processo de QD(Qualidade de Dados), o trabalho humano ainda é  muito importante: É muito difícil, quase impossível, um sistema computacional verificar plenamente a coerência dos dados. Ou seja, a intervenção humana continua fundamental no processo de detecção de problemas de qualidade
ü  Lei de retenção de dados: É uma obrigação legal que todos os sites mantenham os logs(de conexão, web server) por 2 anos(segundo o business da empresa)

Carmem Immobilier, grupo imobiliário que atua nas costas bascas, composto de 17 unidades:
ü  A qualidade dos dados externos é intrinsecamente boa(informação oficial advinda de cartórios, fontes estatais e privadas, etc), segundo a percepção da empresa, que trabalha no ramo de imobiliárias

Club Med, grupo com mais de 80 resorts em 5 continentes, com 15000 colaboradores e um grupo de 1,2 milhões de clientes:
ü  Destaca a importância da pedagogia(ensinamento, aculturamento) para que os colaboradores compreendam como os dados devem ser vistos como elementos estratégicos
ü  Na obrigação dos colaboradores de coletarem os dados nos seus domínios, se faz necessário que a coleta seja nos moldes dos processos existentes aprovados, sem criação de processos adicionais. Ou seja, há que se ter um processo definido na empresa

Conforama, grupo que trabalha na área de móveis e utensílios domésticos. Possui 187 lojas com um total de 8200 colaboradores:
ü  Um trabalho de ensino e aculturamento constante é fator crítico de sucesso. Observem como esse fator crítico se repete nas diferentes empresas e “business”
ü  Os ganhos de QD aparecem em termos de objetivos de campanhas, redução de custos e de capacidade de materializar as campanhas de marketing  da empresa

DGA, Direction des Systèmes d´Information, órgão do Ministério da Defesa, responsável pela condução de projetos complexos de armamento e defesa na França:
ü  Centralização de processos não é sinônimo de qualidade de processos
ü  O processo de dados protegidos(classificados/classified) no formato material(papel) é seguro e estável. A mudança de processos sobre esses dados, ainda na forma tradicional, está ainda pouco desenvolvida, segundo a percepção do órgão de defesa do governo francês

Europages, empresa que oferece um sistema de busca B2B no âmbito europeu. Disponível em 26 línguas, possui um total de 4 milhões de visitas por mês. Usado principalmente pelo segmento de pequenas e médias empresas(PME) e pequenas e médias indústrias(PMI) na identificação de fornecedores, distribuidores e parceiros:
ü  FCS: colocar em prática um processo confiável e escolher bons atores(envolvidos). De novo aparece a escolha das pessoas corretas para as funções de dados

Faurecia, empresa líder mundial  em equipamentos automotivos:
ü  A qualidade dos dados de fornecedores é indispensável para uma boa negociação nas compras
ü  Os dados mestres devem ser criados em nível organizacional e não no âmbito de aplicações isoladas(reiterando o conceito de dados mestres)
ü  O cálculo de ROI deve ser feito baseado em KPI´s, umas orientadas pela TI e outras pelo negócio

Firmenich, empresa suíça, considerada  número 2 no ramo mundial de fragrâncias e aromas, tem 6400 colaboradores em 64 países:
ü  Importante simplificar certos processos(no âmbito de GD)
ü  Há a necessidade de uma governança de dados adaptável, capaz de alinhar as mudanças impostas pelo contexto de negócio. Ou seja, o processo de GD deve ser flexível, podendo se adaptar à dinâmica do “ business”
o   O processo de GD deve ser incremental,ou seja deverá ser buscada uma forma de implementação gradativa, com focos em disciplinas de maior prioridade

France Telecom, uma das principais empresas de telecomunicação do mundo, com 181.000 colaboradores em 4 continentes:
ü  A qualidade da informação é indissociável de sua rapidez de produção e de sua atualidade. A empresa avisa que qualidade está intimamente ligada à sua rapidez de produção e da sua atualidade(rapidamente disponível para o seu consumo)

GFK, empresa mundial especializada em pesquisas de clientes, com estudos quantitativos e qualitativos, com 10.000 colaboradores em 120 países:
ü  O processo de QD deve integrar os processos de otimização de dados brutos (extrapolação,correção, ajustes,etc), ou seja a qualidade está na entrada da fase de transformação também
ü  A qualidade de dados não é uma ciência exata: assim também é a qualidade percebida pelo cliente
ü  A evolução das tecnologias(RFID, internet móvel,etc) e as transformações dos mercados(virtualização ) vão aumentar consideravelmente os volumes de dados

Grupo Moniteur, uma das maiores empresas francesas do ramo de  edição e publicação(papel e web):
ü  A qualidade dos dados passa pela escolha dos dados a serem tratados(os dados devem ser observados com prioridades em função do negócio)
ü  Fatores:
o   Padronização: de formulários Web de coleta de dados de contato e de estruturas de bancos de dados utilizados pelos prestadores de serviços
o   Qualificação: Validar o endereço de email através de OPT-IN, ou seja a confirmação do internauta sobre sua inscrição à uma newsletter, etc, via clique de link de confirmação
o   Considerar campanhas de conscientização sobre o valor e a necessidade de se ter informações completas

HSBC, banco com 41 milhões de clientes no mundo, tem na França 380 agências e 10.000 colaboradores:
ü  A qualidade de dados não é uma definição absoluta. Um dado pode ser considerado como suficientemente preciso por uma área gerencial e insuficiente por outra. Aqui tem uma visão relativa do que é qualidade?
ü  A qualidade de dados é indissociável da velocidade com a qual o dado se torna disponível. Esse fator foi citado anteriormente também
ü  O processo de qualidade de dados no HSBC é conduzido pela área de BI dentro da Diretoria Financeira. Uma questão que não ficou clara: A área de BI está no negócio ou na TI?
ü  O processo de qualidade de dados pode encontrar obstáculos e suscitar resistências. A mudança de mentalidade deve ser um processo contínuo. Isso é realmente fato.

Kantar Media, empresa especializada em monitoração de mídia, possui 13 divisões e 26.500 colaboradores em 95 países:
ü  As ferramentas automatizam a coleta e a classificação de dados, porém a intervenção humana é necessária para a definição de pontos subjetivos de conteúdo. De novo a afirmação que a verificação de qualidade não pode prescindir da análise humana
ü  A categorização de dados permite a inclusão de inteligência nos dados brutos. A aplicação de taxonomias de classificação é um passo inicial para o desenvolvimento da trilogia dados-informação-conhecimento

Lokad, pequena empresa especializada na aplicação de estatística para previsão de vendas:
ü  No domínio das aplicações de previsão de vendas a qualidade de dados é sempre manifestada pela taxa de erros obtida nas análises. Esse é um fator comum nos algoritmos de analytics/mining. Refinar ciclicamente o modelo com os erros observados
ü  A qualidade de dados da saída das análises depende da quantidade de dados colocados como input: quanto mais dados é disponibilizado pelo cliente(história de dados) melhor é a qualidade da previsão
ü  A qualidade dos dados na saída depende da escala de tempo escolhida: as previsões são sempre melhores a curto prazo do que a longo prazo

Oscaro, empresa pequena com 120  colaboradores, especializada na comercialização de acessórios e peças de automóveis:  
ü  Processo de viabilização seletiva de dados em função de seus impactos sobre a produtividade e sobre a eficácia do negócio deve ser observada

Printemps, grande rede  francesa de lojas, no setor de varejo de moda e de luxo:
ü  Abastecimento das bases de dados centrais a partir das bases de dados das lojas
ü  Trabalhar com foco na melhoria dos dados dos clientes que não possuem cartão de fidelidade Printemps
ü  Refletir antes de lançar as iniciativas de qualidade de dados, que estas deverão responder à uma estratégia maior

PSA, sigla da Peugeot-Citroen, grande produtora francesa de automóveis, presente em 160 países:
ü  Coloque em prática uma linguagem comum. Use glossários para difundir entendimento de conceitos  sobre dados por toda a empresa. A importância dos glossários como elemento de entendimento comum aparece aqui
ü  A Governança de dados é um problema da empresa e não somente da área de TI

Rhodia, líder mundial em produtos químicos especializados, com 14.000 colaboradores em 65 filiais no mundo:
ü  Desenvolvimento de um ERP único em nível mundial para gerir suas 80 unidades de negócios e qualquer de suas 60 usinas
ü  Criação de uma central mundial de documentação, gerida pelo software Documentum
ü  Ter dados de qualidade é um capital importante para o bom funcionamento dos processos

Ricoh France, ramo francês da gigante japonesa, especializada na gestão de serviços de impressão e de documentação. Possui 108.500 colaboradores em 150 países:
ü  Qualidade de dados deve ser percebida com duas visões: qualidade de dados mestres e qualidade de dados operacionais. Todas tem uma premissa: cada informação tem um responsável(gestor de dados/informação)
ü  É a informação que deve ir ao seu usuário e não o contrário
ü  Automatize o máximo possível a transmissão de dados para evitar erros humanos
ü  Os dados mestres e referenciais (referentiels) devem ser geridos por uma célula mestre “reconhecida”, a qual está atribuída essa responsabilidade

Schneider Electric, especialista mundial em gestão de energia:
ü  Uma informação de qualidade é uma informação trazida a uma pessoa correta, num momento oportuno para levar à uma boa decisão
ü  A qualidade de dados na Schneider se dá no contexto de migração de 50 diferentes ERP para somente uma fonte(SAP) e é acompanhada por uma área de MDM centralizada
ü  A centralização de dados num MDM é um projeto organizacional que necessita de um patrocinador forte e de uma equipe dedicada
ü  É importante gerir globalmente os dados comuns dos grandes fornecedores e localmente os dados nacionais, como condições de pagamento, por exemplo

SFR, empresa de telecomunicação francesa, com 21 milhões de clientes em telefonia móvel e cerca de 5 milhões em telefonia fixa. Possui estimadamente 10.000 colaboradores:
ü  Os dados são de qualidade desde que permitam levar um serviço a um nível esperado e dentro de uma área(de negócios) especifica
ü  Os principais critérios de qualidade de dados são: completude(exaustivité) e atualidade(fraicheur) . Observar que nem todos os atributos de qualidade em todos os domínios deverão ser obrigatoriamente buscados

Shell, gigante anglo-holandesa do ramo de energia(petróleo e gás) , com atuação em 90 países e um total de 93.000 colaboradores :
ü  A Qualidade de dados impacta na performance da gestão da relação com o cliente, em dois níveis: um, no nível de funcionamento do serviço do Cliente(tempo de resposta e satisfação do cliente), e outro, no nível de melhoria dos processos da empresa
ü  Não procure criar uma base que responda a tudo e para todos: a base de informação de clientes não tem vocação para fornecer KPI´s para os acionistas

Sodexo, empresa internacional, especializada em soluções de qualidade de vida no cotidiano(Solutions de Qualité de Vie au Quotidien), que trata da instalação e gerenciamento de restaurantes, cafeteria, eventos especiais e serviços de copa. Está presente em 80 países, com uma estrutura descentralizada e possui aproximadamente 380.000 colaboradores: 
ü  A qualidade de dados é de responsabilidade da área de negócios(Metier) e não da TI. É antes de tudo uma questão de organização e de acompanhamento de mudanças, mais do que um problema técnico
ü  Um indicador , quando alcança o (nível) vermelho deverá ser analisado em função do negócio específico e das especificidades locais

Resumo: Com esse post concluímos a visão europeia sobre QD e GD, fornecendo uma perspectiva diferente daquelas com as quais nos acostumamos, que são as principais escolas de GD, oriundas dos EUA. Os fatores que cercam os aspectos críticos de adoção da GD e QD entretanto guardam certa coerência com os conceitos seminais vistos aqui ao longo dos últimos posts colocados durante esse período. 

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