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sexta-feira, 26 de março de 2010

O casamento do brick com o click - 2001 a 2010

Artigo escrito em 2001 e publicado no ComputerWorld:

O casamento das empresas virtuais com as empresas físicas tem sido objeto de cuidadosas observações pelos analistas, curiosos por esta nova fase de hibridação entre a velha e a nova economia . Seria fácil conciliar duas culturas diferentes de vendas, usando de forma combinada duas estruturas distintas se movimentando por canais heterogêneos? Dá para comprar pela internet e buscar na rede física de lojas, ao invés de receber pelo correio? Como seria o funcionamento desta forma de logística de balcão quase pronta?. Até por curiosidade, resolvi testar se essa estratégia mista já estava implantada numa grande rede de livrarias americanas que também vende pela internet. Comprei alguns livros via grande rede e tentei pega-los nos USA. Antes que me acusem de senilidade com certificado digital, deixe-me esclarecer: Na realidade aproveitei a minha estada nas terra de Tio Sam para buscar os livros que comprara via Internet e experimentar as possibilidades do click and brick. Qual o que. Ainda não está disponível o casamento entre o tijolo e o mouse, pelo menos no mundo das livrarias mistas. Me explica a gerente da BN (Barnes and Nobles) que o projeto ainda está em avaliação e que algumas dificuldades ainda não foram plenamente vencidas. Uma delas, o estoque das livrarias virtuais, que é maior do que o das lojas físicas., até por causa do “dropshipping”, que é o repasse dos pedidos diretamente aos fornecedores para o processamento. Ou seja a loja virtual, tem estoque também virtual e não havia pensado nisso. De qualquer maneira, outras tentativas de aproximação entre o físico e o virtual ganham terreno. Uma delas e que parece seguir um caminho de provável sucesso, a confirmar, é a E-Bay, empresa de leilão virtual, que inicia movimentos estratégicos de ajustes de modelos de negócios. A idéia é a de associação com uma rede de casas de leilões tradicionais, integrando, no seu site, estas sessões do mundo físico. O acordo foi com a empresa londrina iCollector, tradicional casa de leilões inglesa e vai permitir que os usuários participem em leilões em mais de 300 casas de rede, espalhadas pelo mundo afora. Com isso o Ebay finca sua marca na Europa, onde a rede de leilões é mais forte e possibilita que seus usuários participem de lances nesses leilões físicos da casa, mandando ofertas para os produtos catalogados para as sessões, ou participando ao vivo delas, via site. A imagem do produto será mostrada na tela com a maior oferta já apresentada, num sistema que mistura o mouse com o martelo e as páginas HTML com o leiloeiro de carne e osso.

Atualização para 2010:

Hoje, dia 26 de Março de 2010, 40% das vendas do WalMart on line são entregues em lojas físicas da rede, numa espécie de "drive-through". Outros grandes da venda virtual já pensam em estabelecer esse link poderoso entre o físico(brick, de tijolo em inglês) e clique(de click, em ingles). As vantagens da compra em casa através da comodidade da internet, se juntam ao conforto do recebimento rápido, na loja da esquina. Tudo sem o desconforto da grande espera pelo Sedex que não chega.

Um comentário:

  1. Parece que lojas como a Casas Bahia e o Ponto Frio também realizam compra nesse formato. Mas dai depende do produto e disponibidade.

    Já que Casas Bahia existe na maioria das cidades, eles poderiam aproveitar a logística deles em favor desse novo modelo, penso eu.

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