Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Escapando da fritura

Ha muito observo, com a atenção de uma coruja envelhecida, os nomes das empresas, seus logos, signficados, sonoridade, etc. Já escreví muito a respeito disso na minha antiga coluna do CW(ComputerWorld). Hoje, vagabundando pela Broadway com 7th Avenida, capturei mais um caso, que evidencia a tese , sempre defendida por mim, que os nomes de empresas modernas devem ser neutros,limpos, sem significado explícito ou implícito. Nada de Fapronsa(Fábrica de Programas Nossa Senhora da Aparecida), como chamávamos as antigas e emergentes fábricas de software. Pois bem. Aqui nos EUA existe uma grande rede de lanchonete, chamada de KFC(Kentucky Fried Chicken). Nascida no interiorzão dos EUA, no estado que lhe emprestou o nome, a empresa bombou desde o seu nascimento, com a venda de frango frito. Pois bem, com a implacável onda do alimento saudável, dos ingredientes funcionais, da correção no hábito da alimentação, o passado do verbo to fry do seu nome virou palavrão no altar da grande meca do consumo mundial: o mercado americano. Advinhe: A empresa mudou recentemente o nome para KGC( Kentucky Grilled Chicken), ou seja frango grelhado e para isso, montou um painel gigantesco em TSquare, onde mostra um, digamos frangômetro, contador on-line que mostra em milhões de unidades, os "meals" vendidos pela loja , em todo o mundo. Escaparam de ser fritos pela fogo implacável do marketing inconsciente.

2 comentários:

  1. O termo Fapronsa é do nosso amigo Lauro Wilson "Garrafinha"?

    ResponderExcluir
  2. Eu me lembro do termo FAPRONSA desde longa data como disse o Barbieri, desde os tempos iniciais.

    E na na linha de ascendencia que consigo montar, acho que veio do mais antigo ainda FACHONSA, que era a Fabrica de Chocolate na esposa de um ex-funcionario, o Rogerio. Muito antigo.

    ResponderExcluir